domingo, 30 de outubro de 2011

A ROMARIA QUE NINGUÉM QUER VER

Juazeiro do Norte – CE, é considerado um dos principais pontos religiosos da América Latina. A figura do Padre Cícero e a devoção que provoca entre os sertanejos do Nordeste garantiram à cidade esta posição. São cinco romarias que ocorrem durante o ano: a Romaria da Mãe das Dores, em setembro; a Romaria de Finados ou da Esperança, em outubro e novembro; a Romaria do Ciclo Natalino, em dezembro; a Romaria de São Sebastião, em janeiro; a Romaria das Candeias, em fevereiro. Elas atraem pessoas principalmente do sertão de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba. De todas, a mais procurada é a Romaria de Finados, quando os fieis visitam o túmulo de Padre Cícero, na Igreja do Socorro.
Porém, há um lado da Romaria que não é mostrado pelos meios de comunicação e só se vê ao andar por aqui. Juazeiro do Norte é marcado pelo tráfico humano. Nas épocas de romaria, os números aumentam, pela grande movimentação de pessoas. A polícia fica em alerta, mas os romeiros não se preocupam muito e descuidam de seus filhos. Também é um período em que muitas crianças sofrem agressões e abuso sexual nas ruas. Enquanto os pais pagam promessas, elas ficam sozinhas, à mercê de abusadores.
Nas ruas e praças, se vê milhares de pessoas mendigando. Os romeiros passam fome, sede, dormem nas ruas, pois acreditam que é isso que Padre Cícero espera deles e só assim responderá às graças pedidas. Juazeiro não é um lugar muito seguro à noite. Não apenas os romeiros, mas a multidão que se concentra na cidade por causa do comércio reúne-se para beber e usar drogas, promovendo um ambiente de violência e insegurança.
Pensando não apenas em falar de fé, mas colocá-la em prática, espalhando a justiça do Reino de Deus nas ruas da cidade, desde 1998 a JOCUM faz impactos evangelísticos em Juazeiro. Trabalhamos distribuindo àgua e comida aos romeiros, conversando com eles, ouvindo suas histórias de vida e de sua crença, falando de Cristo como um Senhor que nao exige sofrimento para ser seguido.
Em onze anos, aproximadamente 50 mil pessoas foram tocadas pela presença dos missionários e aceitaram a Cristo. No ano passado, mais de meio milhão de pessoas compareceram à Romaria de Finados. Neste ano, de acordo com o Diário do Nordeste, espera-se 400 mil pessoas. O número diminui a cada ano e as lideranças católicas da cidade atribuem isso ao trabalho dos grupos de evangelismo. O interessante é que, com isso, também diminuem os índices de violência, estupros e tráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário